Prefeituras da região sul participam do Seminário Unindo Forças

A AMREC recebeu nesta manhã de terça-feira (12/07) a primeira, das seis edições, do Seminário Unindo Forças que será realizado por todo Estado de Santa Catarina. Promovido em parceria entre o Ministério Público de Santa Catarina, Federação Catarinense de Municípios, AMREC e com apoio da Escolas de Gestão Pública dos Municípios (EGEM), o evento reúne prefeitos, controladores internos, promotores do Ministério Públicos e representantes das associações de municípios da região Sul (AMESC, AMUREL e AMREC).

Na palestra de abertura, o promotor Samuel Dal-Farra Naspolini, apresentou o programa que tem o intuito do fortalecimento das controladorias municipais, compreendidas como órgãos estratégicos para a prevenção da corrupção, correção de irregularidades e aprimoramento da gestão pública. “Temos que prevenir a corrupção”, afirmou o promotor. Segundo o promotor a maioria dos municípios tem controladoria, mas atuação muito precária. “Há um grande número de controladores com desvio de função. Cerca de 80% dos municípios a controladoria é composta por um único servidor, que não consegue vencer suas atribuições. Nosso programa tem levantado esses problemas, mas com enfoque propositivo. Buscando soluções sem custos adicionais para os municípios possam otimizar as ações de controle”, explicou o promotor. Ele ainda defendeu que o controlador responsável pelo setor de controladoria deve ter status de secretário de primeiro escalão, para dialogar em pé de igualdade com os demais secretários.

A programação ainda contou com o promotor o auditor da Controladoria Geral de Republica (CGU), Rodrigo de Bona da Silva, que discorreu da atuação básica da controladoria.

Assessoria de Imprensa – Antonio Rozeng – 9107.8867

REDE ASSOCIADA


PARCERIAS


© 2007 - 2023 | Escola de Gestão Pública Municipal. CNPJ 08.940.383/0001-90 | Todos os Direitos Reservados.