I Seminário de Custos na Administração Pública Municipal será realizado em Blumenau

Neste mês a Federação Catarinense de Municípios – FECAM, e a Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí – AMMVI, promovem o I Seminário de Custos na Administração Pública Municipal. O evento vai reunir em Blumenau, no Vale to Itajaí, secretários municipais de Administração e Finanças, contadores que atuam no serviço público, controladores internos, profissionais técnicos, assessores e demais interessados no assunto.

O Seminário será no dia 22 de julho, uma sexta-feira. A programação prevê uma solenidade de abertura e logo após começam as palestras com profissionais renomados: Éder Souza Vogado e Paulo César Flores irão compartilhar conhecimento e suas experiências com os participantes. O evento também terá apresentação de cases municipais, com Maurélio Soares, Israel Monteiro e Andre Domingos Goetzinger.

O propósito do I Seminário de Custos

O I Seminário de Custos na Administração Pública Municipal tem como objetivo estimular a discussão sobre custos no serviço público e auxiliar o processo de desenvolvimento e implantação do Sistema de Informação de Custos da Administração Pública Municipal. Além disso, o evento propõe a discussão sobre o estágio de implantação de procedimentos e informações de custos, a fim de estabelecer diretrizes para o avanço de novas experiências.

Saiba mais sobre a programação do evento

O Seminário de Custos na Administração Pública Municipal vai abordar desde o modelo de implantação de custos no setor público, até a teoria aplicada à gestão de custos. Os cases apresentados serão sobre “Custos em Ações e Serviços Públicos de Saúde – ASPS nos municípios da região da AMMVI”, “Aplicação do sistema de custos no município de Rio das Antas” e “Custo e a Precificação das Tarifas e Taxas”.

Conheça os palestrantes

Éder Sousa Vogado é gerente de Informação de Custos da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Graduado em Ciências Contábeis e especialista em Gestão Orçamentária e Financeira do Setor Público. Já exerceu o cargo gerente-substituto da Gerência de Análise das Demonstrações Contábeis, foi responsável pela análise dos demonstrativos e auditores contábeis e procedimentos relacionados ao encerramento do exercício, e contador-substituto do Ministério da Saúde. Também foi gerente de projetos da Gerência de Normas e Procedimentos contábeis, além de ser o responsável pela manutenção da tabela de eventos, plano de contas, indicadores, procedimentos contábeis e Manual SIAFI.  É membro do Grupo Assessor do Conselho Federal de Contabilidade, instrutor de várias disciplinas na Semana Orçamentária e ministra aulas em CENTRESAF (ESAF) e em órgãos da Administração Pública Federal.

Paulo César Flores é contador, possui MBA em Controladoria e especialização em Contabilidade, Auditoria e Finanças Governamentais. É sócio-diretor do IGAM, professor universitário e de cursos de pós-graduação em diversas instituições de ensino do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Foi membro da Comissão de Estudos de Contabilidade Aplicada ao Setor Público do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul, por duas gestões, além de ter sido auditor do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul. Também é instrutor de cursos para profissionais nas áreas de planejamento, contabilidade, controles internos, auditoria e contabilidade de custos, além de autor de artigos e livros.

Inscreva-se para o Seminário de Custos

As inscrições para o evento estão abertas e podem ser feitas pela internet. Basta acessar o link e seguir as orientações para preenchimento ou acesso à área do aluno. Acesse o texto Inscrições online: tire todas as suas dúvidas para entender o passo a passo da inscrição.

 

REDE ASSOCIADA


PARCERIAS


© 2007 - 2023 | Escola de Gestão Pública Municipal. CNPJ 08.940.383/0001-90 | Todos os Direitos Reservados.