Gestor Municipal, o 5G já é uma realidade, antene-se.

A tecnologia 5G está chegando em todo o mundo, e promete mudar significativamente a maneira como as pessoas se conectam e interagem com o mundo ao seu redor. Com velocidades de download e upload extremamente rápidas, a tecnologia 5G permitirá que as pessoas façam mais em menos tempo, desde a transmissão de vídeo em tempo real até a realização de cirurgias remotas.

Uma das maiores mudanças que a tecnologia 5G trará é a melhoria na conectividade. Com velocidades de download muito mais rápidas do que as oferecidas pelos atuais padrões 4G, as pessoas poderão baixar filmes em segundos, transmitir vídeos em alta resolução e jogar jogos online sem travas. Isso significa que as pessoas podem se concentrar em aproveitar o conteúdo em vez de esperar por downloads lentos.

Outra mudança importante que a tecnologia 5G trará é a melhoria da eficiência em vários setores, incluindo saúde, transporte e manufatura. Com a tecnologia 5G, as pessoas poderão acessar serviços médicos de alta qualidade remotamente, realizar exames e consultas virtuais, monitorar a saúde em tempo real e até mesmo permitir que os médicos realizem cirurgias remotamente. Além disso, a tecnologia 5G permitirá que os veículos autônomos se comuniquem uns com os outros e com a infraestrutura, melhorando a segurança nas estradas e reduzindo o tempo de viagem.

A tecnologia 5G também trará benefícios para a indústria, permitindo que as empresas acessem dados em tempo real e usem a inteligência artificial para tomar decisões melhores e mais rápidas. Além disso, a tecnologia 5G permitirá que as micro, pequenas e médias empresas melhorem a eficiência de suas operações e reduzam o desperdício de recursos.

No entanto, como todas as novas tecnologias, a implementação do 5G traz desafios. A tecnologia 5G requer infraestrutura de rede densa e atualizada, que pode ser um desafio para as áreas rurais e remotas. Além disso, a tecnologia 5G trará preocupações de segurança, uma vez que as redes se tornarão mais complexas e expostas a ataques cibernéticos.

Apesar desses desafios, a tecnologia 5G promete mudar fundamentalmente a maneira como as pessoas se conectam e interagem com o mundo ao seu redor. Com velocidades de download e upload rápidas, eficiência aprimorada e novas possibilidades, a tecnologia 5G é uma das maiores mudanças tecnológicas em décadas e tem o potencial de transformar a vida das pessoas em todo o mundo.

Assim como Florianópolis e Jaraguá do Sul, que vem tomando a frente a implementação da tecnologia, os demais municípios de nosso estado precisam acelerar a aprovação de lei específica para que empresas possam realizar esse tipo de infraestrutura para uso da tecnologia por toda população local.

Texto por: Piter Santana

Mentor de Desenvolvimento Econômico e Inovação da Escola de Gestão Pública de Santa Catarina – EGEM

REDE ASSOCIADA


PARCERIAS


© 2007 - 2023 | Escola de Gestão Pública Municipal. CNPJ 08.940.383/0001-90 | Todos os Direitos Reservados.