Gestão Pública Local em evidência na Escola de Governo da AMERIOS

Na noite de ontem (11/04), o tema da palestra semanal da Escola de Governo e Cidadania da AMERIOS foi a Gestão Pública através da ótica das instituições e do pacto Federativo vigente, ministrado pelo Professor e consultor de gestão maravilhense, Alessandro Hansen Vargas, administrador, especialista em gestão estratégica e mestre em gestão de políticas públicas.

Foi abordado, inicialmente, acerca da Teoria do Estado, formas e sistemas de governo, concentrado na teoria do surgimento das nações como Estados Soberanos, a partir da Paz da Westfália, em 1648, passando pelos contratualistas, na concepção do Estado moderno, unitário e Federativo (no caso brasileiro).

O palestrante abordou, dentro da teoria federalista, o surgimento das autonomias aos entes federados (estados e municípios no caso brasileiro) destacando o universo das políticas públicas e seus desafios sob a ótica do gestor público municipal, no âmbito local.

Foi bastante destacada crise atual do pacto federativo (dívida pública dos Estados e dos Municípios) e algumas possibilidades de superação, sempre a partir da atuação local dos agentes públicos, em prol da eficiência da gestão e da racionalização de recursos públicos.

Por fim, o palestrante promoveu debate entre os participantes, na qual foram abordados exemplos pontuais de gestão de políticas públicas locais voltadas aos municípios da região da AMERIOS.

O Sr. Valdir Bugs – Diretor da Escola de Governo e Cidadania – AMERIOS e Prefeito de Romelândia agradeceu a presença de todos, desejando um bom retorno, falando da importância das aulas para os “Agentes Públicos” para que tomem decisões que venham a fortalecer as Administrações Municipais.

 

Maravilha/SC, 12 de abril de 2017.

 

 

 

Fabiane Galera

Assessora Administrativa e Financeira

REDE ASSOCIADA


PARCERIAS


© 2007 - 2023 | Escola de Gestão Pública Municipal. CNPJ 08.940.383/0001-90 | Todos os Direitos Reservados.