EGEM promove curso sobre Orçamentação de Obras Públicas

A Escola de Gestão Pública Municipal (EGEM) promoverá no próximo mês um curso sobre Orçamentação de Obras Públicas. O objetivo do curso é desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes relacionadas ao processo de elaboração e análise de orçamentos de obras públicas.

O curso vai capacitar os profissionais do setor público envolvidos direta ou indiretamente nos procedimentos de elaboração e análise de orçamentos de obras, serviços de engenharia e de preparação de editais de licitação. São conhecimentos essenciais para engenheiros, arquitetos, fiscais de obras, gestores contratuais e membros de comissões de licitação e do controle interno.

Confira a programação do curso

No primeiro dia serão abordadas todas as definições que envolvem o processo orçamentário, como a diferença entre custo e preço, o significado de orçamento preliminar, detalhado e analítico, dentre outros. Na sequência serão abordadas as propriedades do orçamento e a responsabilidade técnica.

No dia seguinte o tema de abertura do evento será cálculo de BDI e de Leis Sociais, depois o destaque será a elaboração de orçamento e de planilha orçamentária. Por fim, a capacitação irá abordar a análise de orçamento e será finalizada com exemplos práticos de aplicação e exercícios.

Como participar do curso sobre orçamentação de obras públicas

O curso é voltado para presidentes e membros da comissão de licitação, pregoeiros, membros das equipes de apoio, chefes do departamento de compras, assessores jurídicos, engenheiros, gestores de contratos administrativos e demais interessados.

O facilitador deste curso será o auditor fiscal Pedro Jorge Rocha de Oliveira, que atua no controle externo do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina. É instrutor de cursos de capacitação em Auditoria e em Controle e Gestão de Obras Públicas e ministra palestras e conferências sobre o tema obras públicas. Autor de diversos artigos técnicos publicados e do Livro “Obras Públicas – Tirando suas dúvidas”.

O curso sobre Orçamentação de Obras Públicas será nos dias 20 e 21 de outubro, no Hotel Faial Prime, em Florianópolis. As inscrições podem ser feitas online neste link. As vagas são limitadas para 60 participantes.

REDE ASSOCIADA


PARCERIAS


© 2007 - 2023 | Escola de Gestão Pública Municipal. CNPJ 08.940.383/0001-90 | Todos os Direitos Reservados.