Como funciona a retenção de impostos e contribuições em órgãos públicos

Os servidores públicos que trabalham diretamente com contabilidade, tesouraria, compras, tributos, licitações, recursos humanos e controle interno, devem ficar atentos à retenção de impostos e recolhimento de contribuição, conforme prevê a legislação. Para capacitar os profissionais que atuam no serviço público, a Escola de Gestão Pública Municipal – EGEM promoveu um curso sobre Retenções de INSS, IR e ISS.

O curso foi realizado na semana passada, em Maravilha, no Oeste de Santa Catarina, exclusivamente para os municípios que pertencem a Associação dos Municípios do Entre Rios – AMERIOS. O objetivo foi abordar questões teóricas e práticas que permeiam o dia a dia do servidor público que trabalha diretamente com retenções de contribuição previdenciária, retenção de imposto de renda na fonte e retenções de ISSQN.

A importância da qualificação profissional
A coordenadora dos Colegiados de Administração, Contabilidade e Controle Interno dos Municípios da AMERIOS, Janice Martini Müller, destacou que a realização do curso contribui para o fortalecimento tanto da Associação, quanto dos municípios, que passam a oferecer um serviço de mais qualidade aos cidadãos. “Capacitar os servidores públicos é um investimento de alto retorno e eficiência, que favorece a todos: servidores, município e sociedade”, afirmou Janice.

Foi o tempo em que o servidor ficava imerso em sua rotina de trabalho e raramente buscava atualização profissional. Com o avanço da tecnologia, tudo evolui muito rápido e o serviço público não pode ficar pra trás. É preciso se qualificar para acompanhar a evolução dos processos. Segundo Janice, mesmo com uma demanda de trabalho alta, é preciso proporcionar aos servidores o desenvolvimento de competências, para aperfeiçoar o nível de eficiência dos serviços e processos. “A EGEM tem sido uma excelente parceira, facilitando a oferta de cursos em regiões variadas, o que contribui para a participação de mais servidores, o que é altamente benéfico, inclusive para otimizar recursos”, resumiu a coordenadora.

Conheça o facilitador do curso sobre Retenções de INSS, IR e ISS
O curso realizado em Maravilha contou com a presença de 55 participantes. O palestrante foi Luis Fernando Ramos, que é contador, pós-graduado em perícia, auditoria e direito tributário. O profissional também é certificado CPA-10 e CPA-20 pela ANBIMA e atua como consultor e instrutor de cursos do IGAM, nas áreas fiscal, contábil e tributária.

Vale ressaltar que os certificados ficarão disponíveis no site da EGEM, no ambiente do aluno, para todos os que tiveram frequência igual ou superior a 75%. Em caso de dúvidas, entre em contato com a EGEM pelo e-mail coordenacao@egem.org.br.

 

REDE ASSOCIADA


PARCERIAS


© 2007 - 2023 | Escola de Gestão Pública Municipal. CNPJ 08.940.383/0001-90 | Todos os Direitos Reservados.

×