Aumenta o índice de qualificação profissional entre os servidores públicos

A situação econômica do país levou os profissionais com maior qualificação profissional a buscarem vagas no setor público.

Segundo a Folha de São Paulo, em 2014 os servidores com ensino superior, eram 37,4%, no seguinte este índice subiu para 38%. Mesmo que o propósito dos profissionais seja fugir do desemprego, vale lembrar que é preciso buscar uma qualificação profissional específica para a gestão pública, isso porque muitas vezes a área de atuação não tem conexão com o campo de formação do servidor.

 

Diante dessa necessidade de qualificação profissional dos servidores para a atuação na gestão pública, surgiram cursos específicos para o setor. A Escola de Gestão Pública Municipal – EGEM é um exemplo disso, foi criada com o propósito de instrumentalizar e capacitar os servidores públicos dos municípios catarinenses.

O funcionalismo público no Brasil

Os setores que mais ofereceram oportunidade de trabalho para profissionais com ensino superior em 2015 foram:

  1. Administração pública (68.625);
  2. Segurança e ordem pública (19.183);
  3. Ensino fundamental (14.016);
  4. Comércio farmacêutico (12.693);
  5. Atendimento hospitalar (12.590);

Apesar do aumento de pessoal, é preciso salientar que os salários do serviço público são considerados altos e o governo federal busca meios de reduzir a folha de pagamento. Segundo o Estadão, os rendimentos dos funcionários públicos recém-aprovados em concursos públicos são bem acima aos registrados na iniciativa privada. Por isso, a pressão sofrida pelo governo para reduzir os gastos com pessoal.

O desenvolvimento de competências na gestão pública

O atual cenário da gestão pública torna ainda mais evidente as mudanças vividas no funcionalismo, onde os profissionais passam a ser cada vez mais exigidos. Como já citamos no Blog da EGEM, somente a qualificação profissional não basta, o desenvolvimento de competências se torna imprescindível para a eficiência da administração pública.

Qualificação profissional em 2017

Conheça a agenda de cursos e eventos da EGEM para este ano e inscreva-se. A qualificação profissional para atuar na gestão pública municipal pode ser o seu diferencial para se destacar no exercício de suas funções e aperfeiçoar o serviço prestado.

REDE ASSOCIADA


PARCERIAS


© 2007 - 2023 | Escola de Gestão Pública Municipal. CNPJ 08.940.383/0001-90 | Todos os Direitos Reservados.

×