EGEM promove curso sobre o encerramento do exercício contábil de 2016

O encerramento do exercício contábil requer sempre muita atenção, principalmente em ano de encerramento de mandato. Para auxiliar os servidores públicos responsáveis por esta rotina, a Escola de Gestão Pública Municipal promoveu um curso sobre o tema. O objetivo foi estudar as transações necessárias para o encerramento contábil de 2016 e suas conferências.

A capacitação abordou conceitos contábeis necessários para o encerramento do exercício, mas também destacou os ajustes e lançamentos contábeis das variações patrimoniais, dos restos a pagar empenhadas e liquidadas, bem como os registros  no ativo e no passivo.

O encerramento contábil na prática

O curso foi voltado para contadores, técnicos em contabilidade, Secretários de Fazenda e Administração, controladores internos e servidores que atuam no controle e contabilidade em órgãos públicos. Para o desenvolvimento de atividades práticas os participantes levaram calculadora, balancetes de verificação, balancete da despesa, balancete da receita e relatório de restos a pagar do último mês.

O secretário geral da Câmara de Vereadores de Jacinto Machado, Wanderlei Tomasi, afirmou que o curso é fundamental para resgatar tudo o que envolve o encerramento do exercício contábil. “Esta atualização é imprescindível para quem atua na área contábil. Precisamos estar atentos para evitar problemas futuros. Embora seja o gestor que assine e autorize o uso do dinheiro público, somos nós que conduzimos as despesas e prestamos contas. Então, caso ocorra algum erro, a responsabilidade é de todos. Por isso, é tão importante que estejamos atentos”, resumiu o secretário.

Conheça os instrutores

O curso sobre o encerramento do exercício contábil foi ministrado por Paulo César Flores e Daiana Sampaio Maia Vier. Paulo César é contador, com MBA em controladoria e especialista em contabilidade, auditoria e finanças governamentais. Daiana é bacharel em ciências contábeis, especialista em perícia e auditoria, com experiência em contabilidade, auditoria externa e interna, com atuação nas áreas de contabilidade aplicada ao setor público, orçamento e controle interno.

Confira as fotos deste curso no Facebook da EGEM: clique aqui.  

REDE ASSOCIADA


PARCERIAS


© 2007 - 2023 | Escola de Gestão Pública Municipal. CNPJ 08.940.383/0001-90 | Todos os Direitos Reservados.