A Associação de Municípios da Região Serrana (Amures) realizou na sexta-feira (28), o curso Retenções do Imposto de Renda Pessoa Jurídica. O objetivo foi capacitar servidores que atuam na área tributária dos municípios da Serra Catarinense. O evento teve também, como foco, o aprimoramento das práticas de retenção do Imposto de Renda nas contratações de pessoas jurídicas para o fornecimento de bens e prestação de serviços.
O curso foi ministrado no auditório da Amures pelo controlador interno da prefeitura de Indaial, graduado em Administração de Empresas e em Contabilidade, pós-graduado em Direito Tributário, Rafael Gonçalves. No público estavam servidores das áreas de empenho, compras, tesouraria, contabilidade e procuradoria.
Durante todo o dia, os servidores puderam aprofundar os conhecimentos sobre as regras e os procedimentos relacionados às retenções do Imposto de Renda na fonte, assegurados por lei.
“Alguns municípios deixavam de arrecadar muitos recursos e com a aplicação correta, nós temos relatos de situações em que já aumentaram em até 10 vezes a arrecadação”, declara Rafael Gonçalves.
O palestrante enfatizou a importância das retenções do Imposto de Renda como uma ferramenta estratégica essencial para o aumento da arrecadação dos municípios. E destacou que, com uma gestão tributária eficiente, os municípios podem otimizar suas receitas e investir mais para o desenvolvimento local.
A contadora Neiva Moretti, relatou sua experiência em Bom Retiro: “Essa qualificação de hoje tende a aumentar a arrecadação do município, obviamente vamos ver os reflexos disso no aumento do Fundo de Participação dos Municípios – FPM. Vamos poder aplicar o decreto municipal conforme o modelo que está sendo oferecido”, disse a servidora.
A capacitação, promovida pela Amures e Escola de Gestão Pública Municipal (Egem), foi uma oportunidade de contribuir para a administração pública de seus municípios, proporcionando mais uma qualificação aos servidores. O secretário executivo da Amures, Walter Manfroi, agradeceu em nome do presidente, prefeito de São Joaquim Giovani Nunes, a participação dos mais de 70 profissionais no evento.
Fonte: Amures/Júlia Borges.