Alunos discutem sobre Gestão de Pessoas na Administração Pública

A Escola de Governo e Cidadania da AMERIOS realizou ontem (18/04) palestra sobre “Gestão de Pessoas na Administração Pública” ministrada pela Sra. Sarah Gisele Martins Klokner – Diretora Executiva da Estratégica Gestão de Pessoas e parceira de negócios da Leme Consultoria.

O Sr. Valdir Bugs – Diretor da Escola de Governo e Cidadania – AMERIOS e Prefeito de Romelândia e o Sr. Vilmar Schmaedecke – Patrono da 2.ª Turma da Escola de Governo e Cidadania da AMERIOS e Prefeito de São Miguel da Boa Vista deram a abertura à quinta aula, desejando uma boa noite a todos.

A palestrante iniciou aula explicando sobre a necessidade das Administrações Municipais possuir em seu quadro de servidores um profissional habilitado na área de Gestão de Pessoas para gerenciar o desenvolvimento de pessoas, o trabalho em equipe, comunicação e feedback, visando o desenvolvimento de líderes e o fortalecimento das Administrações.

Abordou sobre a socialização de novos servidores, enfatizando que as ações de integração são fundamentais para que a cultura e os valores das Administrações sejam compreendidos e assimilados pelos profissionais, ressaltando a necessidade de ter um manual de integração para estabelecer as regras de condutas e política para que a equipe possa disseminar os propósitos da direção da Administração.

Abordou sobre o Diagnóstico Organizacional, sendo que “Pessoas felizes produzem mais e melhor”.  Por isso, a ferramenta é imprescindível para as Administrações que visam desenvolver políticas em prol dos seus munícipes,  sendo que busca avaliar seus pontos fortes e necessidades de desenvolvimento é o propósito da aplicação do diagnóstico organizacional.

Explicou sobre a Pesquisa de Clima a qual visa mensurar o quanto o clima de trabalho se é positivo ou negativo, estabelecendo um plano de ação para a melhoria dos pontos restritivos, sendo essencial para a manutenção do ambiente agradável de trabalho e pode ser aplicada em qualquer organização.

Explicou a descrição dos cargos o qual consiste no levantamento das atividades, responsabilidades e requisitos necessários para que as atribuições dos cargos sejam cumpridas, sendo a principal ferramenta para que a Administração direcione energias de sua equipe com foco em resultados, já que organiza, distribui os papéis e responsabilidades entre os integrantes dos cargos. A descrição de cargo é  fundamental para a execução do plano de cargos e salários, recrutamento e seleção, avaliação de desempenho e pesquisas salariais.

Falou da necessidade de Implantação da Gestão por Competências e aliar a estratégia e diretrizes que visam seu crescimento e desenvolvimento de suas ações.

Explicou sobre os Cargos, Carreiras e Salários, falando da necessidade de fomentar o desenvolvimento dos profissionais e aliar à progressão salarial, os quais tem por objetivo a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários visando propiciar aos colaboradores política salarial coerente com a estrutura de cargos e carreira alinhada ao mercado de trabalho.

Também falou sobre a Avaliação de Desempenho sendo que o foco é mensurar os trabalhos e por sua vez embasam políticas de treinamento, promoção e outras tomadas de decisões dos líderes, enfim finalizou abordando sobre a importância dos profissionais conhecerem a missão e os valores das Administrações.

Maravilha/SC, 19 de abril de 2017.

Fabiane Galera

Assessora Administrativa e Financeira

REDE ASSOCIADA


PARCERIAS


© 2007 - 2023 | Escola de Gestão Pública Municipal. CNPJ 08.940.383/0001-90 | Todos os Direitos Reservados.

×