Treze Tílias recebe VI Seminário Estadual de Envelhecimento Ativo

Treze Tílias sediará, nos dias 30 e 31 de julho, o VI Seminário Estadual de Envelhecimento Ativo. O evento, realizado pela Escola de Gestão Pública Municipal (Egem), reunirá gestores públicos, especialistas, profissionais da rede de atendimento, conselheiros, pesquisadores, lideranças comunitárias, pessoas idosas e representantes da sociedade civil para discutir políticas públicas e estratégias voltadas à promoção do envelhecimento ativo.

Realizado no Centro de Eventos Maria Thaler Moser, o seminário tem como objetivos aprofundar o debate sobre o processo de envelhecimento da população, fortalecer o papel dos Conselhos Municipais e dos Fundos da Pessoa Idosa e apresentar metodologias para a construção de cidades e comunidades mais amigáveis às pessoas idosas. Na ocasião, será discutivo ainda o funcionamento das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) e dos Centros Dia.

Para o presidente da Egem e prefeito de Benedito Novo, Jean Michel Grundmann, o envelhecimento da população exige que os municípios estejam preparados para responder aos desafios atuais e futuros. “O aumento da expectativa de vida torna indispensável o planejamento de políticas públicas que garantam qualidade de vida, autonomia e dignidade às pessoas idosas. Este seminário é um espaço de aprendizado, troca de experiências e construção de soluções que fortalecem a gestão pública e contribuem para que os municípios estejam cada vez mais preparados para promover um envelhecimento ativo e saudável”, destaca.

A programação terá início na quinta-feira, 30 de julho, com a conferência magna sobre a Política Nacional de Cuidados no contexto do envelhecimento populacional, ministrada pela Dra. Karla Cristina Giacomin. Ela foi eleita uma das 50 lideranças 50+ na Promoção do Envelhecimento Saudável pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Atualmente, Karla é fundadora e ⁠presidente da Associação Cuidadosa, organização sem fins lucrativos que busca transformar a cultura do cuidado e fomentar políticas públicas de cuidados.

Ao longo do dia, especialistas abordarão temas como cidades inteligentes e amigáveis às pessoas idosas, estruturação das políticas municipais para a garantia de direitos e integração entre diferentes áreas, como saúde, assistência social, educação, cultura e lazer.

Um dos destaques da programação será a apresentação de experiências desenvolvidas por municípios catarinenses, com relatos de iniciativas voltadas ao cuidado, à promoção da saúde, à captação de recursos para os Fundos Municipais da Pessoa Idosa, à ampliação da cobertura vacinal, ao fortalecimento da convivência e à garantia de direitos.

Na sexta-feira, 31 de julho, serão realizadas oficinas sobre governança nas ILPIs, implantação de serviços como Família Acolhedora e Centro Dia, além do fortalecimento dos Conselhos e Fundos da Pessoa Idosa. O encerramento contará com a mesa temática “Do preconceito à garantia de direitos: superando o idadismo na sociedade e nos serviços públicos”, conduzida pela professora Dra. Bibiana Graeff, da Universidade de São Paulo (USP).

O evento é destinado a gestores públicos municipais, profissionais das áreas de saúde, assistência social, educação, cultura, esporte e segurança pública, conselheiros de direitos, representantes de organizações da sociedade civil, cuidadores, estudantes, pesquisadores, pessoas idosas e demais interessados na temática.

O seminário conta com o apoio da Prefeitura de Treze Tílias e da Federação Catarinense de Municípios (Fecam). A programação completa e as inscrições estão disponíveis no site egem.org.br.

Fonte: Ascom Egem.

REDE ASSOCIADA


PARCERIAS


© 2007 - 2024 | Escola de Gestão Pública Municipal. CNPJ 08.940.383/0001-90 | Todos os Direitos Reservados.

×