26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas

#COP26 – 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas

A COP é um encontro que reúne anualmente líderes de diversos países para debater questões climáticas e pensar juntos sobre possíveis soluções para o planeta.

Este ano a COP esta em sua 26ª edição e será realizada entre 31 de outubro a 12 de novembro em Glasgow na Escócia.

Conheça as principais metas da COP26:

Garantir a emissão líquida zero global até meados do século e manter o aumento máximo de temperatura em 1.5 grau celso

Os países estão sendo solicitados a apresentar metas ambiciosas de redução dos GEE (gases do efeito estufa) em 2030 que estejam alinhadas com o atingimento das emissões líquidas zero em meados do século. Para cumprir essas metas, os países deverão acelerar a supressão do carvão, estimular investimentos em energia renováveis, reduzir o desmatamento e agilizar a transição para veículos elétricos.

Adaptação

O clima já está mudando e continuará nesse processo com efeitos desafiadores, mesmo enquanto as emissões são reduzidas. Na COP26, é solicitado que todos trabalhem juntos para capacitar e incentivar os países afetados pela mudança climática a proteger e restaurar os ecossistemas, construir defesas, implementar sistemas de alerta e tornar a infraestrutura e a agricultura mais resilientes a fim de evitar a perda de moradia, de meios de subsistência e de vidas.

Mobilizar recursos financeiros

Para concretizar os dois primeiros objetivos, os países desenvolvidos devem cumprir a sua promessa de arrecadar, no mínimo, US$ 100 bilhões em recursos para o clima a cada ano. As instituições financeiras internacionais devem fazer a sua parte e todos precisam trabalhar no sentido de liberar os trilhões em recursos do setor privado e público necessários para garantir as emissões líquidas dos gases do efeito estufa.

Cooperação

Acelerar a cooperação entre governos, empresas e a sociedade civil para enfrentar a crise climática e alcançar as metas estabelecidas no Acordo de Paris (Acordo de Paris foi assinado em 2015 na COP21 que aconteceu na França).

Texto de @karinanozar

Fonte: Nações Unidas

#horadeagir

#emergenciaclimatica

#mudançasclimaticas

#cidadeinteligente

#cidad

REDE ASSOCIADA


PARCERIAS


© 2007 - 2023 | Escola de Gestão Pública Municipal. CNPJ 08.940.383/0001-90 | Todos os Direitos Reservados.

×