Municipalização do Trânsito é tema de seminário promovido pela FECAM e pelo CETRAN

Publicado no dia 22 de setembro de 1997, o Código de Trânsito Brasileiro - CTB previu a municipalização da gestão, fiscalização e controle do tráfego no trânsito das vias municipais. Para auxiliar os municípios no processo de municipalização, a Federação Catarinense de Municípios - FECAM, por meio do Conselho de Órgãos Municipais Integrados ao Sistema Nacional de Trânsito - COMITRA, e o Conselho Estadual de Trânsito - CETRAN promovem o 1º Seminário para a Municipalização do Trânsito, no dia 27 de novembro, em Florianópolis. A programação do evento abordará a responsabilidade dos municípios ao não municipalizar o trânsito. "A vigor há 17 anos, o Código de Trânsito prevê complicações para os entes que não se adequarem com consequências para os gestores municipais", reflete o assessor jurídico da FECAM, Diogo Beppler.

Agenda
Todos os eventos
 
Notícias
Todas as notícias
 
Destaques

I Concurso de Artigos Científicos está com inscrições abertas

A Federação Catarinense de Municípios - FECAM, Escola de Gestão Pública Municipal - EGEM, e a Editora Fórum, em uma parceria inédita, estão lançando o I Concurso de Artigos Científicos para o estado de Santa Catarina. As inscrições já estão abertas, são gratuitas e devem ser feitas aqui pelo site. O público alvo são pessoas com ensino superior completo ou estudantes com o curso superior em andamento. É uma iniciativa inovadora e busca incentivar a pesquisa e o estudo de assuntos ligados à área da administração pública municipal em três principais temas: Gestão Pública, Finanças e Economia e Direito Público.

 

Curso orienta para os procedimentos de encerramento do exercício nos municípios

Destinado a contadores, controladores internos municipais e demais interessados, será realizado nos dias 17 e 18 de novembro, em Florianópolis, o curso sobre o Encerramento do Exercício de 2014 e Novos Procedimentos para 2015. A promoção é da FECAM em parceria com a GRANFPOLIS e execução da EGEM. O objetivo da capacitação é apresentar e discutir os procedimentos contábeis e de controle interno a serem seguidos para o encerramento do exercício de 2014 e da mesma forma as principais obrigações para o início do exercício de 2015. As orientações serão baseadas no novo Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP), que uniformiza as práticas contábeis.

   

Curso sobre encerramento do exercício nos municípios reúne cerca de 150 participantes em Florianópolis

Cerca de 150 servidores municipais, a grande maioria contadores e controladores internos das prefeituras, estão participando nesta segunda (17) e terça-feira (18) do curso sobre o Encerramento do Exercício de 2014 e Novos Procedimentos para 2015, no auditório do CRC, em Florianópolis. A promoção é da FECAM em parceria com a GRANFPOLIS e execução da EGEM. Na capacitação estão sendo apresentados e discutidos os procedimentos contábeis e de controle interno a serem seguidos para o encerramento do exercício de 2014 e da mesma forma as principais obrigações para o início do exercício de 2015. As orientações são baseadas no novo Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP), que uniformiza as práticas contábeis.

   
 
Artigos
Todos os artigos